Entenda sobre Lombociatalgia
2 de julho de 2014 - 3 minutes readSentiu dor na coluna na região mais baixa, irradiando para perna e ao consultar-se com o médico foi relatado se tratar de uma LOMBOCIATALGIA?
Pois bem, na verdade é um dos tipos de dores mais comuns na prática médica, ocorrendo quando há uma compressão nervosa na região lombar (L3, L4, L5 e S1). Geralmente há irradiação para outras localidades, é comum ter início na região lombar, descendo para nádega, face posterior da coxa e podendo chegar ao pé.
Trabalhos que exigem muito tempo sentado ou em pé, carregamento de carga excessiva, vibração ou posturas não ergonômicas podem estar relacionadas à lombociatalgia e nos casos em que o preparo físico ou o peso corporal do paciente não sejam ideais.
Um das principais causas de dor lombar é a degeneração dos componentes da coluna. O disco intervertebral é um desses componentes e funciona como um amortecedor das cargas que sofrem diariamente as vértebras. Com o passar dos anos, o disco envelhece e desgasta, desidratando e tornando-se mais rígido e quebradiço, não conseguindo resistir às tensões exercidas sobre ele. Esse processo é chamado de degeneração discal. Com isso o disco pode inflamar e gerar uma dor nas costas, chamada de dor discogênica. Além disso, a degeneração do disco pode levar às hérnias discais, que são extrusões em direção aos nervos, gerando sintomas irradiados para os membros inferiores. A evolução dessa degeneração pode gerar outras condições posturais da coluna. Além disso, a musculatura passará a ser excessivamente exigida, sofrendo um processo crônico de fadiga muscular e, consequentemente, dor nas costas.
O tratamento visa abolir ou diminuir a dor, normalizar tensão muscular, aumentar ou manter arco de movimento, abolir parestesia e normalizar a marcha. Para isso existem duas vias de tratamento: O conservador por meio de medicação e fisioterapia e o cirúrgico.
Não deixe que sua dor se torne crônica e difícil de ser tratada, procure tratamento e orientação profissional corretos. Faça exercícios regularmente, evite fumar e beber, diminua o peso corporal, proteja sua coluna com uma boa postura. Existem atividades perfeitas para prevenção e/ou tratamento, como por exemplo o Pilates.
Para mais informações entre em contato conosco!
Dra. Cristiane Arruda
Fisioterapeuta Flexibile Wellness
Tags: Ciático, Dor Lombar, Fisioterapia, Lombar, Lombociatalgia, pilates
0 Comentário