USO DE COLETE POSTURAL PODE SER PREJUDICIAL!!
25 de março de 2015 - 2 minutes readQuando se fala em melhorar a postura, alguns pensam em fazer uso de colete ou cinta estabilizadora, ou faz o uso dos mesmos quando já tem alguma patologia e dor na coluna.
Saibam que essa atitude pode acabar prejudicando ainda mais sua condição patológica ou de dor, e ainda, gerar comprometimentos futuros para a coluna vertebral.
Mas porque isso acontece?
A coluna vertebral é composta por 4 regiões, Cervical, Dorsal, Lombar e Sacrococcigea. Possui músculos que garantem a estabilização e movimento da mesma.
A má postura do dia-a-dia, gera desconforto, dores e até mesmo desvios posturais, muitas das vezes irreversíveis.
O uso prolongado do colete ou cinta postural, principalmente sem indicação médica, diminui a ação dos músculos que estabilizam a coluna, deixando-os mais fracos, ou seja “preguiçosos”, pois existe um componente fazendo seu trabalho. Com a musculatura mais fraca, a coluna fica mais vulnerável a lesões e/ou potencializa a dor que já existe.
Quando deve ser utilizado?
Essas órteses (coletes, cintas, camisetes) são indicados em casos de fratura da coluna, onde a imobilização deve ser mantida; em casos de escoliose em crianças para ajudar na correção do desvio postural; em casos isolados de dores fortes na coluna, mas deve ser usado por indicação médica e respeitando o tempo necessário. Portanto, mesmo que sinta conforto com o uso dessas órteses, não o faça por tempo prolongado e sem orientações, pois você pode estar agravando sua condição corporal.
Em casos de dúvida contacte um de nossos fisioterapeutas.
Dra. Cristiane Arruda
Fisioterapeuta – Flexibile
contato@flexibile.com.br
0 Comentário