Fratura de Vértebra Lombar
7 de julho de 2014 - 3 minutes readRecentemente o atleta brasileiro Neymar sofreu um trauma na coluna lombar e como consequência fratura da vértebra L3, especificamente no processo transverso. Vamos entender um pouco sobre essa fratura:
Anatomia
A coluna lombar é composta por 5 vértebras e articulam-se com a coluna torácica acima e sacro abaixo. A vértebra lombar é composta pelo corpo, processos transversos, processo espinhoso, faces articulares, pedículo e forame vertebral. A região lombar permite os movimentos de flexão, extensão, inclinações e rotações.
Causas de Fratura
A maioria das fraturas da coluna lombar é causada por trauma, principalmente em jovens e atletas. De acordo com a Michigan State University cerca de 40% da fratura lombar ocorre como resultado de acidentes de viação, 20% foram por quedas e os outros 40% por ferimentos à bala ou outros tipos de acidentes. Fraturas por compressão são favorecidas pela baixa densidade óssea, ou seja, osteoporoses e afeta principalmente as mulheres mais velhas.
Tipos de fraturas
Existem vários tipos de fraturas, por compressão, por distração, por rotação e por explosão. Pode comprometer estruturas interligadas as vértebras como por exemplo, músculos, ligamentos, nervos e até a medula, nesse caso mais grave podendo ocorrer paraplegia.
No caso do jogador Neymar, a fratura ocorreu no processo transverso da terceira vértebra lombar, decorrente de um trauma direto. Trata-se de uma lesão que não é necessário cirurgia, consiste em tratamento conservador com duração de 6 a 8 semanas.
Tratamento
Consiste em medicação para alivio das dores e inflamação.
Imobilização com cinta ou cotele e repouso dos grandes movimentos para consolidação da fratura.
Fisioterapia para retorno dos movimentos da lombar, estabilização da coluna e fortalecimento muscular.
Cirurgia em casos graves
Para mais informações entre em contato:
Cristiane Arruda – cristianearruda@flexibile.com.br
Fisioterapeuta Flexibile
Tags: Fratura lombar, L3 fratura, Neymar lombar
0 Comentário